PRECISAMOS DE 100 ESCOLAS E NÃO DE 100 CADEÁS.

PRECISAMOS DE 100 ESCOLAS E NÃO DE 100 CADEÁS.



21 milhões de jovens de 12 a 16 anos cumprindo prisão em todo Brasil.Quando eles cumprem o tempo em cárcere e são devolvidos para sociedade.O que os esperam?


Nenhum dos dados no mundo afirma que reduzir a menor idade, resolve o problema da marginalidade entre os infanto juvenis. Vejamos que os poderosos preferem colocar o lixo para baixo do tapete, do que se preocupar em Políticas Publicas para retirar os jovens dos caminhos que foram recheados de empecilhos, a exemplo da falta de: educação, saúde, moradia, transporte de qualidade, trabalho, ações sociais, que foram interrompidos por falta de Políticas Publicas e Plano de Educação para incluir nossos jovens que vivem na miserabilidade, criminalidade e drogadição.
Outro dia em um Jornal de TV aqui no meu Estado, aconteceu um debate entre dois deputados, um contra e outro a favor da redução da menor idade.
O deputado que foi a favor da redução, falou que não temos políticas publicas suficiente para resgatar os jovens da criminalidade!
Pergunto ao deputado? O que é que ele esta fazendo para implantação das políticas e plano de educação que inclua nossos jovens em projetos que resgate a cidadania com direitos e deveres?

Lembrete! Cadeia não resolve o problema da criminalidade cometido por jovens de 16 anos, também jovem menores de 16 anos cometem crimes.
Para vocês que votaram a favor do cárcere privado dos menores, juntos aos marginais que cometeram crimes odiando. A sociedade está preparada para recebê-los de volta depois que cumprirem a pena?

Vejamos que crianças de 8 a 16 anos vivem na criminalidade. O que vai acontecer com elas? Já que nossa sociedade não tem políticas publicas para recebê-los.
Os pais enfrentam enormes dificuldades para criar e educar seus filhos, sobretudo por problemas econômicos, e para as crianças de famílias de baixa renda, essa dificuldade é ainda maior. O estado tem papel fundamental na transformação dessa realidade, pois compete a ele entre outros aspectos, mobilizar a sociedade e oferecer espaço para a participação popular na definição e até apoiar os Projetos da Sociedade Civil onde trabalham as políticas públicas voltadas às famílias. Aqui no Estado de Sergipe especialmente na capital, implantamos um belo projeto que até nos rendeu elogios, títulos e prêmios. O projeto foi abortado em plena fase de crescimento, por falta de apoio do poder publico. “O projeto de Olho na Coroa - Eu cuido do meu bairro! E você já exerceu sua cidadania hoje?” O projeto desenvolve ações em Políticas Publicas, - Educação, Desenvolvimento Cultural Social e Meio Ambiente, trabalha em comunidades carentes, educando as crianças para orientar os adultos.
A população brasileira vive em condições de pobreza e miserabilidade, onde as crianças são as primeiras vítimas da desagregação dos valores familiar, na maioria das vezes causada pelo desemprego, por falta de moradia e de segurança alimentar, levando seus familiares para o caminho do trafico incentivando os jovens ao caminho da drogadição, desestruturando o seio familiar.

Entendemos que o poder publico, precisa em caráter de urgência,  valorizar e avaliar os projetos que a Sociedade Civil desenvolve  para colaborar com o desenvolvimento do plano de educação que incluem nossos jovens em programas  que resgate a cidadania com direitos e deveres.
Se o Poder Publico e Sociedade Civil andarem de mãos dadas,  trilhando caminhos em busca de soluções conjuntas para a efetivação das ações do desenvolvimento das Políticas Publicas para a Proteção Social e o emponderamentos das novas gerações! O Brasil ainda tem jeito!
Mergulhamos em um mundo imoral onde as adversidades vividas hoje no Brasil, à falta de respeito com o cidadão e a guerra Civil da desagregação dos direitos morais, cultural, social e democracia, acelera a todos os momentos a falta de fé e enfraquecimento da coragem sendo obrigados a aceitar uma predominância da criminalidade vivida no Parlamento, que desestruturou a democracia com a conspiração do Golpe que afetou e vai afetar ainda mais retirando a os direitos do cidadão que foram adquiridos aos longos dos anos através da luta da Sociedade Civil organizada.
Que não falte fé e coragem e disposição para que possamos ir à busca dos nossos objetivos, elevando nossos pensamentos positivos. Lembrando que amanhã é um novo dia, e podemos reverter o caus vivido e vivenciado cotidianamente. 
Lembramos que 2018 é ano de eleições e podemos reverter o caos atravessando trincheiras, levantando bandeiras e gritando! FORA POLÍTICOS E POLITIQUEIROS QUE HOJE  RETROCEDERAM O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.


Elian Cruz – Relações Publicas – Especialista em Políticas Publicas, Cidadania, Direitos Humanos e Juventude – Aracaju- SE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FELICIDADE SEMPRE ESTA AL ALCANCE DE NOSSOS OLHOS

ALCINO ALVES COSTA