4.1 - OBJETIVO GERAL:

O projeto de Olho na Coroa tem como objetivo principal definir diretrizes capazes de fortalecer e integrar as diferentes ações planejando e proporcionando a comunidade o direito de inclusão social e melhoria das condições de vida, desenvolvendo um trabalho socioeducativo com crianças, adolescentes e seus familiares, buscando apoio com o poder publicam e órgãos competentes, visando contribuir para a socialização e defesa dos direitos da criança e dos adolescentes, proporcionando melhorar a qualidade de vida.

          4.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·        Proporcionar as crianças, adolescentes, jovens e seus familiares o direito de uma vida digna com trabalho e atendimento Pedagógico/Psicossocial;
·        Ampliar o conhecimento da população acerca dos objetivos do Milênio e fortalecimento do desenvolvimento, sócio - cultural e ambienta;
·   Resgatar a importância da cidadania e auto-estima, com brincadeiras infantis e atividades lúdicas;
·   Contribuir para o enriquecimento do processo de aprendizagem;
·   Capacitar as famílias das crianças para serem inseridas no mercado de trabalho;
·        Definir a prioridade para desenvolver políticas publica que venha consolidar as ações sociais e educativas.

5. METAS:

“O projeto de Olho na Coroa” será realizado no bairro Coroa do Meio e adjacências durante doze meses, onde serão beneficiadas crianças e suas famílias desenvolvendo atividades como palestras, cursos, oficinas, programas com datas comemorativas a exemplo do dia das crianças, dia das mães, carnaval, dia do meio ambiente e etc., formação de grupos de convivências, visando uma qualidade de vida para essas pessoas que vivem em situação vulnerável, Os familiares participam de cursor, palestras e oficinas e as crianças participam das oficinas de arte, cidadania educação ambiental e dança.
Ampliar a participação da discussão sobre a necessidade de os equipamentos municipais, estaduais e federais, como também a sociedade civil abraçares o projete para efetivar os objetivos do milênio.
Disseminação de informações para cerca de 100 crianças e seus familiares.



6 - PÚLICO ALVO:

O projeto “de Olho na Coroa” visa atender crianças e adolescentes na faixa etária de 08 á 16 anos e seus familiares oriundos da comunidade e adjacência que vive em situação de vulnerabilidade com risco social a exemplo da drogadição e abuso.
7 - METODOLOGIA:
O Projeto será desenvolvido através de ações e métodos aplicativos com vídeos, aulas teóricas e práticas, dinâmicas de grupos, palestras, reflexões, oficinas, grupas de danças, descoberta de talentos etc. dessa forma as crianças, os adolescentes e suas famílias serão assistidas e terão acompanhamentos dos profissionais adequados e qualificado.  Sendo assim reduziremos o índice de violência com as crianças e adolescentes proporcionando, acompanhamento, com acolhimento e orientação, para tirá-los da marginalidade e das drogas visando oferecer perspectiva para melhoraria de vida almejando um futuro melhor. As atividades serão executadas por profissionais detentores de formação específica, onde haverá uma coordenação central de monitoramento e avaliação, que estabelece os objetivos propostos. Dessa forma, as oficinas, os cursos e o grupo de convivência acontecerão em 12 meses, onde teremos para as crianças, oficina de arte cidadania, dança flauta doce, percussão, coral, etc. As atividades acontecerão durante três vezes por semana e apresentações aos sábados e domingos em datas comemorativas e quando necessário. Será implantado no Centro cultural um espaço para crianças desenvolver suas atividades e resgatar brincadeira que promova sua socialização afirmando o poder de ser criança.
Já para as famílias, teremos curso de informática que será com quatro turmas em dois turnos e a duração de dois meses com 70 participantes e oficina de pintura em tecidos por um mês com duas turmas de 15 dias cada uma, total de 30 participantes, curso de cabeleireiras por 60 dias, sendo uma turma por mês de 25 alunas, curso de reciclagem em papel jornal, garrafa pet e tecido, por 30 dias, sendo duas turmas de 15 dias com 25 alunas, curso de bijuteria com duração de 15 dias sendo duas turmas de 25 alunas. O projeto ira pleitear parcerias com órgãos públicos e privados para disponibilizar os equipamentos e instrutores.   Quanto ao grupo de convivência, convidaremos instituições para assistir e disponibilizar assistente social, pedagoga, psicólogos, professores de educação física para colaborar com atendimento, duas vezes por semana, com uma hora de duração com as famílias das crianças carentes e uma hora com as famílias de crianças que esteja passando por recuperação social, com aplicação de dinâmicas, utilização de vídeo e som.
Duas vezes ao ano teremos apresentação dos talentos, palestras focando assuntos relacionados aos direito das crianças, jovens, adolescentes e seus familiares, feira e exposição dos produtos confeccionados nas oficinas e cursos para incentivar a profissionalização e empregabilidade.
No final da ultima etapa anual concluiremos o relatório final das atividades e divulgaremos o calendário das atividades e datas comemorativas, a exemplo do dia das crianças, dia mães, aniversário da capital e do bairro, semana do meio ambiente etc.
As inscrições e o credenciamento para participar do projeto e participa dos eventos será divulgado com antecedência.

8 -. ÁREA DE ABRANGÊNCIA:


O projeto “de Olho na Coroa” será desenvolvido em parceria com a Associação em um local que por hora estamos pleiteando junto a EMURB que fica localizado a Rua Rezende Machado Bairro Coroa do Meio – Aracaju/Se, caso seja contemplado com alguma parceria teremos que voltar a alugar outro espaço que sirva de centro de aprendizagem para implantação das atividades, onde acontecerão os cursos, oficinas e grupo de convivência, com capacidade de beneficiar cerca de 100 famílias.
Almejamos dar continuidade aos nossos trabalhos para que dessa a forma ás as famílias tenham novos conhecimentos, e alcancem à integridade e direitos longe das drogas e miserabilidade.

9 - EQUIPE TECNICA:

            9.1 ELABORAÇÃO DO PROJETO:

ELIAN CRUZ – PRODUÇÕES CULTURAIS e ARTISTICAS DRT- 36/01-18


  9.2 PROFISSONAL RESPONSAVEL DO PROJETO:

NOME: Elian Cruz Santos
             http://twiter.com/elian
              http://recantodasletras/elycruz

Google Cultura e Desenvolvimento Social com Elian Cruz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FELICIDADE SEMPRE ESTA AL ALCANCE DE NOSSOS OLHOS

ALCINO ALVES COSTA