RESGATNDO A CULTURA POPULAR


























































































































Folclore é o conhecimento comum do povo, o saber popular sendo constituídas por tradições, lendas, festas populares e costumes transmitidos de geração a geração. O Folclore é uma tradição, vivenciada entre o passado e o presente. O termo folklore – folclore foi usado pela primeira vez por Ambrose Merton, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter um significado de saber tradicional de um povo. O Folclore passou a ser utilizado para se referir às tradições, costumes e superstições das classes populares e posteriormente, para designar toda a cultura nascida das classes populares, dando ao folclore o status de história não escrita de um povo. Com o desenvolvimento da tecnologia e da ciência, todas as tradições folclóricas passadas foram consideradas frutos da ignorância popular, mas no século XIX, com a conscientização de que a cultura popular poderia desaparecer, o folclore se espalhou por toda a Europa e hoje é difundido em todo o mundo.
No Nordeste por possuir características que lhes são peculiares tornou-se o detentor natural de diversas manifestações culturais. Uma gama destas manifestações tem suas origens nos aspectos sociais e religiosos.
Em Sergipe são muitas as riquezas culturais sociais e religiosas existentes no berço da construção de seus aglomerados populacionais, principalmente quando falamos sobre culinária, vestuário, danças, uso de costumes.

Elian Cruz
Comunicóloga, Especialista em Políticas Públicas e Produções Culturais/Artísticas.
Trabalhando sempre por uma comunicação transparente e eficaz.








































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FELICIDADE SEMPRE ESTA AL ALCANCE DE NOSSOS OLHOS

ALCINO ALVES COSTA