AMIGAS E AMIGOS DA NATUREZA-A ANAS ARACAJU-SE

FALTAM POUCOS DIAS PARA NOSSO SONHO TORNA-SE REALIZADO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL URGENTE NAS ESCOLA!

Lateiros Curupira promovem alegria e descontração com bloco carnavalesco
16/02/2009, 18:04
*Por Jeimy Remir


Lateiros durante apresentação Os Lateiros Curupira lançaram, na tarde da última sexta-feira (dia 13), o seu bloco carnavalesco Os Recicláveis e promoveu o 3° concurso de fantasias de jornal no espaço sócio-educativo do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Risoleta Neves. O grupo de percussão é composto por crianças e adolescentes inseridos no projeto Recriando Caminhos, desenvolvido pelo Instituto Recriando com o patrocínio da Petrobras e a parceria do grupo Votorantim.

Com o objetivo de mobilizar não só os meninos e meninas assistidos pelos projetos sociais, mas também toda a comunidade do Alto da Jaqueira, o evento teve como tema central o Aquecimento Global e através dele foram discutidas as causas e consequências do derretimento das calotas polares, do efeito estufa, do processo de desertificação, do aumento do nível do mar e demais questões ambientais.

A comunidade pôde prestigiar o trabalho dos Lateiros e acompanhar o concurso de fantasias de jornais. Para confeccionar as fantasias, os participantes puderam utilizar, além do material básico (jornais) em quantidade limitada à sua criação, materiais como cola branca, arame, barbante, grampos, fita adesiva e adereços como brincos, colares, maquiagem corporal, confetes e serpentinas. Reflorestamento, combatente do aquecimento global, fúria do mar e pajé da reciclagem foram alguns nomes escolhidos para as fantasias.

Segundo o bailarino e também oficineiro voluntário do concurso, Ezequias de Carvalho, o valor em desenvolver atividades como essa vai do estímulo à criatividade a discussão de temas atuais. “Gosto muito de trabalhar com crianças e adolescentes e despertar a criatividade inerente a eles, resgatando sempre a cultura local. Nessa atividade, por exemplo, disponibilizamos o jornal como matéria para confecção de fantasias, o que foi muito interessante”, frisou o oficineiro.

De acordo com o cartunista e jurado do concurso, Ewerton Ciborgue, a realização do evento só tem a acrescentar no desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. “É muito importante levar esse contexto de meio ambiente, de reciclagem e de desenvolvimento sustentável a essa comunidade, uma vez que ela é composta em sua maioria por jovens adolescentes. Sendo assim, torna-se mais fácil e impactante desenvolver a consciência ambiental e viver em um mundo melhor”, destacou o cartunista.

Os participantes do concurso, Jackeline Silva e Élio José dos Reis, ambos de 15 anos, confirmaram o prazer em participar do evento e a ansiedade em mostrar suas fantasias aos presentes. “Através do concurso, aprendi a manter a cidade limpa, não jogando lixo nas ruas e aproveitando materiais recicláveis. Desse modo, posso transmitir esse conhecimento aos meus familiares, vizinhos e amigos e mostrá-los que a reciclagem e a coleta seletiva do lixo também são uma forma de ajudar o mundo”, ponderou a garota.

“Confesso o entusiasmo em participar do concurso. Minha fantasia recebeu o nome: descongelamento das geleiras. Um título bem atual e, ao mesmo tempo conflitante, pelo que vem acontecendo com o mundo. Disso, só pude absorver a conscientização sócio-ambiental”, relatou o garoto.

Palestra – Na tarde da quinta-feira (dia 12), foi ministrada uma palestra sobre reciclagem comunitária pela pedagoga e presidente da Associação dos Moradores da Coroa do Meio, Elian Cruz, que esclareceu sobre as diferentes formas de preservação ambiental, de coleta seletiva do lixo e de reciclagem.

Segundo a palestrante, a proposta da palestra foi trabalhar a reciclagem como forma de conscientização ambiental. “Trabalho há doze anos com educação ambiental, tentando levar a educação ambiental para as escolas, através de políticas públicas de educação ambiental. Só assim, vejo uma maneira mais ágil e eficaz de mobilizar as pessoas e mudar o mundo”, concluiu a pedagoga.

O adolescente Marcos Ferreira, 17 anos, inserido no Projovem, disse ter aprendido mais sobre reciclagem e questões sócio-ambientais. “A palestra me foi satisfatória quando pude apreender conceitos e dicas de preservar o ambiente como o plantio de árvores, não jogar lixo nas ruas e coletar melhor o lixo residencial”, refletiu o adolescente.

*Estagiário do Instituto Recriando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FELICIDADE SEMPRE ESTA AL ALCANCE DE NOSSOS OLHOS

ALCINO ALVES COSTA