Brasileiros se preocupam pouco com meio ambiente, segundo IBOP

Um levantamento do Ibope mostra que muita gente ainda tem que se acostumar a cuidar do meio ambiente. A pesquisa foi feita em nove regiões metropolitanas do Brasil.

var midiaEmbed
Se tem menos veículos circulando nas ruas, tem menos emissão de poluentes. Mas será que a maioria dos motoristas troca o carro e a moto pela caminhada ou bicicleta para melhorar a qualidade do ar? “Não tem jeito, a gente precisa do carro. É super importante”, diz uma motorista.

“Já estou acostumado com o carro”, confessa um jovem. “Dá uma preguiça. O comodismo sempre fala mais alto”, revela uma senhora. Para saber se o brasileiro preocupa com o meio ambiente, o Ibope fez uma pesquisa em nove regiões metropolitanas do país. Ao todo, 56% dos entrevistados admitiram que não mudam o comportamento, para contribuir com a natureza. “Infelizmente no Brasil, a idéia de cidadania não é muito forte entre nós brasileiros. Por isso, essa falta de preocupação com aquilo que é dos interesses gerais”, diz um senhor. É fácil constatar isso no supermercado, por exemplo. Apenas um terço dos consumidores observa se a mercadoria foi fabricada por uma empresa que se preocupa com a natureza, segundo o levantamento. “Acho que isso é cultura. Nós não estamos acostumados ainda”, afirma um senhor. “A única coisa com a qual eu me preocupo é data de validade. Isso eu faço questão de olhar”, confessa um jovem. Atitudes como a de Joyce, no entanto, mostram que é possível mudar essa estatística. Na casa dela, a natureza é aliada , fornecendo energia solar. Em troca, ela combate o desperdício de água na própria casa. Fazer hidromassagem só, no máximo, uma vez por mês. Ela tem rigor também quanto ao tempo de banho e na escovação dos dentes. “Um pouco de atitude, o mínimo, já seria o bastante. É natureza, mas ela também acaba se não for bem cuidada”, diz a jovem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FELICIDADE SEMPRE ESTA AL ALCANCE DE NOSSOS OLHOS

ALCINO ALVES COSTA