PORTFÓLIO






PORTIFÓLIO

ELIAN CRUZ



À apresentação do presente portfólio objetiva relatar minhas experiências, aptidões e atributos profissionais, no sentido de que sejam pertinentes ao preenchimento de uma vaga para completar o quadro de professora ou coordenadora de instituições de ensino do nível superior.




Elian Cruz Santos
Telefone: (079) 3247-1980
Cel.: (079) 812909239
E-mail: eliancruz@hotmail.com




FORMAÇÃO

Ø Bacharel em Comunicação Social – Relações Pública
Ø Pós Graduação em Didática e Metodologia do Ensino Superior
Ø Especialização em Metodologia e Linguagem na Docência do Ensino Superior. “Os usos da metodologia e da linguagem no trabalho do professor de nível superior”.
Ø Especialização em Pedagogia
Ø Especialização em Instrutora de Relações Humanas
Ø Especialização em Juventude, Cidadania, Políticas Publicas e Direitos Humanos (Artigo publicado - “Violência nas escolas”).
Ø Especialização em Educação Sanitária e Ambiental
Ø Inglês básico
Ø Espanhol básico
Ø Informática básica e avançada



EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL


Ø Professora de relações inter pessoais – FUNDAT- Se
Ø Professora de alfabetização para jovens e adultos-MEC/FNDE - Se
Ø Professora de projetos e planejamento pedagógicos – ILA/PDA-MEC
Ø Professora do ensino fundamental – rede particular-Se
Ø Coordenadora /secretaria pedagógica – rede particular-Se
Ø Coordenadora comunitária - Abrindo Espaços Educação para Paz - UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura)
Ø Diretora da Escolinha Jardim Atlântico – Se
Ø Palestrante sobre Educação Ambiental nas Escolas
Ø Autora dos projetos :
Preserve a comunicação o Orelhão e seu;
Descoberta de talentos em sala de aula;
Cultura e Desenvolvimento social nas comunidades carentes;
Ônibus limpo cidade civilizada;
Vamos das as mãos – “Resgatar a auto estima e elevar a cidadania “.
Ø Fui homenageada com o troféu – “Méritos em Profissões” – Relações Públicas e Produções Culturais. – Aplausos Eventos – Iate Clube-Se.




EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS


A educação é primordial para á vida do ser humano. Um país para ser bem estruturado, é
Preciso que tenha uma construção educacional sólida.
Sabemos que a escola e os educadores têm uma grande parcela de responsabilidade na preparação do homem e da mulher para exercer sua cidadania com dignidade .
O educador deverá ser o aprimorador e motivador dos ideais dos alunos que desejarem trilhar caminhos em busca de um bom desenvolvimento sócio-educacional cultural.
Minha experiência com educação vem da paixão de minha mãe que, aos 16 anos já lecionava em escolas particulares, e aos 18 já era professora da rede estadual. Quando ela se casou transformou nossa casa em uma escola para alfabetizar idoso através do MOBRAL, que hoje é Sergipe Cidadão.
Nasci praticamente com a profissão correndo nas veias. Minha mãe sempre dizia que para ser educador seria necessário ter vocação. Ela nunca induziu os seus filhos a seguirem sua profissão. Felizmente todos despertaram muito cedo a vocação.
Eu, aos 16 anos já lecionava datilografia na escola Remington em Propriá e aos 18 passei a ensinar através de convênios com o SENAC.
Com o passar dos tempos, a escolinha em minha casa transformou-se no Educandário Nossa Senhora da Glória, também na cidade de Propriá-se, onde todos da família passaram a lecionar.
Infelizmente meus sonhos foram interrompidos, minha mãe faleceu, minhas irmãs casaram e mudaram para Aracaju, fomos obrigadas a fechar o educandário.
Ao chegar na capital, fui aprovada no vestibular, para pedagogia e Comunicação Social, resolvi concluir o curso de comunicação social, trabalhei no CCPA por quatro anos em varias áreas.
Seguindo o exemplo de minha mãe, transformei minha casa em uma escola, lecionando o famoso reforço escolar e educação para jovens e adultos, dando minha parcela de contribuição para que no futuro o índice de analfabetos diminua em nosso país.
Com a finalidade de ampliar meus conhecimentos em pedagogia , , participei do PROFOP e em vários cursos e seminários na área educacional, conforme destaque das experiências relevantes.
Prestei serviços ao POLICURSO- pré. Vestibulares ocupando os cargos de secretaria pedagogia e coordenadora.
Ministrei curso de pedagogia de projetos e planejamento educacional, para professores da rede estadual de ensino , professora de relações interpessoais em curso profissionalizante palestras sobre educação ambiental nas escolas.
Possuo vários projetos legados ao desenvolvimento –sócio –educacional e cultural, desenvolvidos em comunidades carentes.
Tenho como destaque relevante em minha experiência pedagógica, um curso oferecido pela USB-DF, em convênio com UNESCO. Fui agraciada em reconhecimento por ter ficado a frente da coordenação comunitário do programa Abrindo Espaços-Se, que por trabalhar es em escolas da periferia despertou a vontade de desenvolver um projeto sobre violência nas escolas, apresentado a USB para conclusão de curso com participação de três colegas . Nosso projeto recebeu nota máxima e foi publicado pela própria universidade.
Por último , ao concluir o curso de Pós-graduação em Metodologia e didática do ensino superior, fui convidada para participar do curso de Extensão em Metodologia e Linguagem na docência do Ensino Superior., intitulado “Os usos da metodologia e da linguagem no trabalho do professor de nível superior”, o qual conclui com muito empenho e dedicação.
Portanto, minha experiência de 32 anos de magistério , na rede de ensino e coordenação, permite-me em grau de ação-reflexão-ação, oportunidade para identificar e aprimoramento de minha prática pedagógica,buscando o outro-conhecimento da construção de minha identidade profissional.
Creio que as abordagens e políticas educacionais interligadas à metodologia do ensino, possam clarear minhas relações professor-aluno-conhecimento, em relação ao processo de ensino-aprendizagem.

Elian Cruz












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FELICIDADE SEMPRE ESTA AL ALCANCE DE NOSSOS OLHOS

ALCINO ALVES COSTA