VIOLENCIA URBANA X EDUCAÇÃO AMBIENTAL URGENTE NAS ESCOLAS



VIOLÊNCIA URBANA X EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS.



VIOLÊNCIA URBANA

Partindo do pressuposto de que a violência urbana esta propriamente adentrando nas camadas da sociedade, declaro, meu especial interesse em verificar e acompanhar as políticas públicas que o governo vem aplicando e interagindo com as políticas neoliberais e como essa interação se configura em relação ao conteúdo histórico veiculado e a metodologia das políticas propriamente dita.
Todos os seguimentos da sociedade precisam parar para tomarem medidas emergenciais aplicando ações para diminuir o excesso de violência que estamos vivenciando nos últimos tempos.
Mais uma vez volto a frisar que os governantes, a sociedade civil, devem se unir para encontrar caminhos que venham acabar com a violência, tomando medidas conjuntas, aplicando projetos que capacitem policiamento comunitário, policiamento Civil, Militar, ambiental, Conselhos Tutelares, Agentes Ambientais, Agentes de Saúde e Agendes de Edema.
Para o enfrentamento das causas, a realização dessas ações aprimora os estudos relevantes neste contexto, elevando um processo participativo de pesquisa centrada em uma postura política no sentido critico da contribuição efetiva no processo de transformação.
Assim, adotar, princípios de ações na perspectiva de envolvimento cooperativo, participativo e interativo de modo a produzir mecanismo para um conhecimento verdadeiro sobre o problema, em conjunto dos caracteres sociais, buscando a comprovação da hipótese formalizada.
Infelizmente o governo tem usado ferramentas e conceitos errados na hora de entender o que é a causa e o que é conseqüência. A violência que mata e que destrói esta mais para sintoma social do que para doença social. Aliais, são varias as doenças sociais que produzem violência com um tipo de sintoma. Portanto não adianto qualificar a segurança publica, lhe entregando armas de guerra para pressão se a "doença" causadora não for identifica e combatida, e assim sucessivamente.
Nossa preocupação esta relacionada a vários sintomas detectados em relação ao DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E AMBIENTAL DE COMUNIDADES CARENTES DE NOSSO ESTADO. Ao meu entender se o poder publica detectar o problema através do sintoma, fica mais fácil descobrir remédios para curar a doença. Tomamos como exemplo nos últimos dias ações que tentamos alertar o poder publico e não fomos ouvidas:
1. Nos Amigas e Amigos da Natureza preocupados com o meio ambiente e a dengue que se eleva nos períodos chuvosos, desenvolvemos projetos onde encontramos métodos para amenizar os problemas das lixeiras do bairro Coroa do Meio e adjacência. Fazem mais de um ano que enviamos copia dos projetos, oficio agendamento por telefone, e-mails e até a presente data não receberam nossa equipe para descutir-mos as ações. Mesmo assim estamos fazendo nossa parte. Infelizmente a tristeza nos abala em saber que o maior índice de dengue esta centrado no Bairro Coroa devido as lixeira e terrenos baldios repletos de dejetos.
2. Temos também um projeto que foi lançado no dia 17 de março de 2004 onde desenvolvamos política publica para trabalhar a cultura e o desenvolvimento social das comunidades carentes conforme ações relacionadas abaixo:
.Educação: Palestra sobre aborto na adolescência, prostituição infantil, combate às drogas nas escolas, cidadania e incentivo a leitura, concurso de poesias.
. Meio ambiente: Redação sobre preservação ambiental, orientação ao destino do lixo e formação de agentes ambientais adultos e mirins;
. Esporte: Escolinha de Futebol, campeonato de Xadrez, dominó e futsal.
. Arte e Lazer: Oficinas de reciclagem de papel, oficina de reciclagem com garrafa pet, oficina de pintura, oficina de teatro, oficina de cinema, oficina de percussão, oficina de dança e apresentação de artistas da terra,
. Feira de artesanato e comidas típicas.
Nosso projeto estava enserida no calendário das atividades da comemoração da semana do aniversário da capital, infelizmente em 2008 ele foi arquivado por falta de patrocínio do poder publico.
Entendemos também que se as comunidades carentes estivessem aplicando projetos em defesa do menor carente orientando e incentivando em ações de desenvolvimento, nosso estado não estaria vivendo o caos a exemplo da ploriferação da dengue e do menor que enfrentou a policia nos últimos dias, e vários outros.
ESTAMOS-NOS PENSANDO NO FUTURO DAS NOVAS GERAÇÕES.
Elian Cruz
Comunicóloga, especialista em políticas publicas, direitos humanos, cidadania e juventude.
Trabalhando sempre por uma sociedade, mas humanizada e sociável.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL URGENTE!!


O FUTURO DO MEIO AMBIENTE E PROBLEMA MEU, SEU E DE TODO MUNDO. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE SER TRABALHADA NAS ESCOLAS POR PROFESSORES E ALUNOS COM INDICATIVOS QUE ALERTEM A TODOS COMO PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E GERAR POLÍTICAS PÚBLICAS PARA COMBATER A PROBLEMÁTICA VIVIDA COTIDIANAMENTE NAS COMUNIDADE, TAIS COMO: RECICLAGEM DO LIXO DOMÉSTICO E INDUSTRIAL, SANEAMENTO BÁSICO, EXTINÇÃO DE ESPÉCIES, POLUIÇÃO EM GERAL, EFEITO ESTUFA, BIODIVERSIDADE, ENERGIA NUCLEAR ETC. DESSA FORMA ENTENDEMOS QUE DEVEMOS FAZER LIGAÇÕES EMERGÊNCIAS DANDO VISILIBIDADE VOLTADA PARA O FUTURO DAS NOVAS GERAÇÕES. AFINAL DE CONTAS O MEIO AMBIENTE E MEU SEU E DE TODOS NO MUNDO. NÃO ADIANTA O PODER PÚBLICO INVESTIR EM PUBLICIDADE COM PANFLETOS, CARTAZES, FAIXAS E CARTILHAS SE NÃO PROCURAR AS CAUSAS DA DOENÇA PARA CRIAR INDICATIVOS QUE COMBATAM E CICRATIZE DE UMA VEZ POR TODAS A ENFERMIDADE. EDUCAÇÃO AMBIENTAL URGENTE!! NAS ESCOLAS...

ELIAN CRUZ-COMUNICOLOGA , ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PUBLICAS E AMBIENTALISTA

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