NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICA

RESENHA
A presente obras - "NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA" (8.ED.CAMPINAS- SP: Papirus- 2004), Escrita em parceria por José Mamuel Moran, Marilda Aparecida Behrens e Marcos T. Masseto objetiva, em três textos diversos, mostrada como a informática e a telemática podem dar um suporte altamente positivo aos fins da educação, ou seja, analisar como as novas tecnologias podem intervir de forma útil no processo educacional.
Na apresentação da Obra, os autores afirmam que, na qualidade de professores e professoras, sentiram a necessidade de mostrar a outros professores e professoras a importância do uso das novas tecnologias na educação. Daí apontarem a necessidade do uso do computador, da informatização dos laboratórios, da educação a distância, enfim, de todas Tecnologias que tragam soluções rápidas para mudar a educação. Contudo, certificam que há pontos preocupantes que não podem deixar de ser considerados, como a utilização das novas tecnologias para fins de aprendizagem e não apenas servindo para transmitir informações.
O primeiro texto "ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM TECNOLOGIAS AUDIVISUAIS E TELEMÁTICAS" , produzido pelo professor José Manuel Moran, envolve algumas indagações, tais como: Para onde estamos caminhando no ensino?; Quando vale a pena encontrar-nos na sala de aula?; Os desafios de ensinar e educar com qualidade; as dificuldades para mudar na educação; E caminhos que facilitam a aprendizagem, dentre outros.
Responde e ensina Moran que as formas convencionais de ensino já estão ultrapassadas, necessitando de mudanças urgentes, o que implica a implantação de novas tecnologias telemáticas de alta velocidade, para conectar alunos e alunas , professores e professoras e a administração. Somente assim é possível alcançar um ensino e uma educação de qualidade. Ensinar com qualidade significa oferecer o melhor para os educando e educandas; Educar com qualidade pressupõe a junção de professores e professoras e alunos e alunas com o objetivo de transformar suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. O ensino de qualidade implica ainda em infra-estrutura educacional adequada, projeto pedagógico inovador e na utilização das novas tecnologias. O mais importante é que alcance todas as dimensões do ser humano.
Conforme acentua o autor, mesmo que sejam muitas as dificuldades existentes na educação, como ocorre com a falta de qualificação dos professores e professoras e no gerenciamento escolar, ainda é possivél construir o conhecimento, seja através do processo normal da aprendizagem - da família à escola - Seja por meio dos novos meios de informação. Estes, ao tempo que permite múltiplas formas de aprendizagem, exige dos indivíduos respostas rápidas, tornando o raciocínio muito mais ágil e ativo.
Como não poderia deixar de ser, cabe ao educador e educadora oferecer caminhos que facilitem a aprendizagem, tornando as informações significativas, importantes. Tais informações devem, pois, mostrar diversos contextos, ampliar as possibilidades de compreensão, integrar conhecimentos e fazer conhecer as diferenças. Daí a necessidade de informações significativas, e que podem ser conseguido com a utilização inteligente das novas tecnologias como recursos didáticos. Vez que estas trazem consigo um imenso leque de opções. Possibilitando, por exemplo, a integração da televisão, do vídeo e do computador. Este último ampliando suas possibilidades através do uso da Internet.
O segundo texto, cujo tema é sobre "PROJETOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NUM PARADIGMA EMERGENTE", foi escrito pela professora Marilda Aparecida Mehrens, constituindo-se numa reflexão sobre ações docentes que venham atender às exigências da colaboração entre os diversos campos de ensino para melhorar a aprendizagem.
Segundo a autora , com o advento da sociedade, do conhecimento e da globalização, a educação tem que ser vista num contexto maior, também globalizante. As pessoas precisam adequar-se aos novos tempos por meio de uma educação mais abrangente e do uso das novas tecnologias existentes. O mesmo se diga com relação aos professores e professoras, que precisam repensar suas práxi pedagógicas. Tento professor e professoras como alunos e alunas precisam saberem acessar a informação, de modo que o conhecimento não se torne elementar e distanciado de verdadeira aprendizagem.
È essencial, diz a autora, que a formação esteja aliada à formação ético-humanística e aos avanços tecnológicos-científicos; Assim, o ensino deixa de ser mero repasse de conteúdos para se tornar numa busca incessante de novos conhecimentos, via novos meios colocados à disposição. E já não é mais o professor que deve instigar o aluno, pois este, auxiliado pela tecnologia digital, se torna um descobridor, transformador e produtor do conhecimento. Ambos, na aprendizagem colaborativa, tornam-se ´parceiros solidários na produção do conhecimento.
Para que haja aprendizagem colaborativa será preciso, em primeiro lugar, aprender a conhecer ( ter a aprendizagem com um processo contínuo); Em segundo lugar, aprender a viver juntos (buscar convivência harmoniosa com todos); e, por ultimo, aprender a ser ( buscar o desenvolvimento integral como pessoa).
No mundo contemporâneo há exigência que o individuo desenvolva tais aprendizagens, como forma de acompanhar as mudanças e situar-se no mundo do conhecimento. è preciso, pois, que busquem um paradigma que proporcione uma visão de totalidade das coisas. Tal visão de totalidade pode ser adquirida com a pesquisa, vez que essencial para a produção do conhecimento ; como a interaçõa progressista (processo dia lógica) entre professores e professora a alunos e alunas; Como a visão holística, que pressupõe a formação de indivíduos pautados nos princípios éticos, de dignidade humana, de justiça , etc.; e com a utilização das novas tecnologias como ferramentas para aprendizagem colaborativa, ou seja, para que alunos e alunas, professores e professoras falem do uso das tecnologias instrumentais para o desenvolvimento de aptidões.
Behrens, indica que um projeto de aprendizagem colaborativa deve ter as seguintes fases: 1- Apresentação e discussão do projeto(Relação dialógica com os alunos e alunas); 2- Problematizarão do tema (discussão da temática proposta); 3- Contextualização (instigar os alunos a sentirem o problema como um todo); 4- Aulas teóricas exploratórias (Apresentação da temática e dos conhecimentos básicos envolvidos com os seus tópicos e subtópicos); 5- Pesquisa individual(cada aluno busca, acessa, investiga sobre a problemática); 6- produção individual(composição de um texto próprio construído com base na pesquisa elaborada); 7- Discussão coletiva, crítica e reflexiva) (realizada quando o professor ou professora devolverem os textos produzidos pelos alunos e alunas); 8- Produção coletiva (produzir um texto coletivamente; 9- Produção final (composição de um trabalhar que abranja os elementos definidores do que foi pesquisado); 10- Avaliação do Projeto (Reflexão sobre a participação dos alunos e alunas, professores e professoras).
O ultimo texto, de autoria de Marcos T. Masetto, está intitulado de "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DO USO DA TECNOLOGIA" e objetiva mostrar como ocorre a mediação pedagógica através tanto da tecnologia convencional como das novas tecnologias, no sentido de proporcionar melhorias no processo de aprendizagem.
Masseto reafirma o que os demais autores já haviam exposto: Na educação moderna, como objetivos de alcance cada vez maiores, é imprescindível que o processo de aprendizagem utilize os recursos possíveis, principlamente e o suporte das tecnologias.
Segundo o autor, por muito tempo a educação escolar não valoriza o uso da tecnologia, vez que cabia aos professores e professoras transmitirem todos os tipos de conhecimentos. Tal fato ainda continua ocorrendo, mesmo quando todos saibam da eficácia do uso das tecnologias no processo de aprendizagem.
Com o surgimento da Informática e da telemática não mais como negar as oportunidades de aprendizagem surgidas . As produções científicas podem ser passadas, pesquisadas realizadas, cursos a distância realizados, enfim, uma infinidade de aquisição de informações úteis !a obtenção do conhecimento.
Assim, a educação moderna só será possível com a interação de professores e professoras, alunos e alunas com as tecnologias, numa mediação onde quem mais ganha é o conhecimento.
ELIAN CRUZ
ALUNA DO CURSO DE DIDATICA DO ENSINO SUPERIOR
FACULDADE SÃO LUIZ DE FRANÇA - SE
PROFESSOR JORGE MAURÍCIO
NOVAS TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO
NOTA - 9.0

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