EDUCAÇÃO E CULTURA

ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PEDAGOGICAS.
O sucesso do aprendizado do aluno depende da forma como o professor aplica o metódo de avaliação constante. Se o professor for qualificado, provavelmente poderá dominar as estratégias das intervenções pedagógicas.
Quando o professor consegue desenvolver uma comunicação oral perfeita, com uma linguagem adequada de fácil entendimento por todos os níveis, e possui experiência ao dominar o assunto
entende-se que ele é um excelente educador; conhecedor de seu potencial e tem discernimento para avaliar seu limite, utilizando estratégias de ensino adequado-se as suas caracteristicas, transmitindo segurança aos seus alunos.
Da mesma forma que as estratégias de ensino precisam serem inter ligadas as características do professor, torna-se necessário avaliar e respeitar as características do aluno.
O educador também necessita entender um pouco de psicologia para aplicar e impor regras e entender o comportamento dos alunos levando em conta o contexto social e o nível de miserabilidade que atinge e é um grande transformador do potencial dos alunos. Portanto não se deve lamentar o difícil aprendizado de um aluno quando ele não consegue acompanha a matéria, e sim acompanhar o aluno e aprofundar-se e saber qual a vida do aluno dentro e fora da escola exemplo (família, saúde, lazer e alimento).
Em pleno século das mudanças nos parâmetros curriculares pode-se até pensar que estou exagerando . Portanto acompanhei uma discursão de vários professores em um seminário de professores da rede Pública onde professores afirmavam que para eles era dar a matéria e receber seu salário no final do mês e os alunos que se virassem!
Outro dia eu fui vitima de uma aberração absurda, onde a diretora da escola que minha filha estudava. Recebi um comunicado para comparecer à coordenação para tratar de assunto relacionado ao aprendizado de minha filha. Ao chegar la, recebi uma carga de incompetência e despreparo por toda equipe pedagógica. Fui informada que minha filha estava apresentando um desvio de comportamento e fora detectado que ela não estava acompanhando o método de ensino do colégio e que eu deveria pagar uma taxa para ela ser acompanhada por uma psicopedagoga no próprio colégio. Perguntei qual a avaliação aplicada para tal conclusão, ai a professora relatou que não aguentava mais porque minha filha não acompanhava os demais colegas. Cheguei até a comentar que eu estava observando que ela escrevia tudo mas não esta lendo nada ainda já com 6 anos, e tinha alguma deficiência no contexto porque ele era uma menina muito desenvolvida para a idade e nunca apresentai nenhum disturbui em seu comportamento.
Resumindo o meu relato, Passei a prestar mais atenção as tarefas escolares e extra calasse e logo encontres a resposta e passei a observar o método de ensino aplicado no colégio que era o Positivo, cheguei até a critica-lo porque encontrei uma linguagem totalmente visual onde minha filha desenvolveu rapidamente (se eu ligasse a TV ela automaticamente falava todos as logo marcas que apareciam) . Entrei contacto com os responsáveis pelo método fora de nosso estado passei a entender que a deficiência estava na professora porque ela não fora qualificada para trabalhar com o método Positivo. Portanto o colégio adotou um sistema de ensino e não reciclou seus professores.
O PROFESSOR DEVE SER UM ETERNO APRENDIZ DO APRENDER.
QUALIFICAR-SE PARA DOMINAR AS ESTRATÉGIAS.
O SUCESSO DO ALUNO DEPENDE MUITO DA QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR.
O Professor dentro dessa visão, precisa considerar todo processo avaliativo focando principalmente a aprendizagens do contexto geral.
JUNTOS PODEMOS TRILHAR CAMINHOS EM BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM PERFEITA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FELICIDADE SEMPRE ESTA AL ALCANCE DE NOSSOS OLHOS

ALCINO ALVES COSTA