NÃO TEMOS MUITO O QUE COMEMORAR

















22 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DAS ÁGUAS


ARACAJU-SE



O SERTÃO SERGIPANO ESTÁ FALTANDO A SUBSTÂCIA.



Elian Cruz, Jornal de Olho na Coroa



Encontramos em pesquisa no Aurélio a definição da Água apenas como “líquido incolor e inodoro, composto de hidrogênio e oxigênio”, sabemos também que a água está escassa em nosso planeta, ela é uma das substâncias mais importantes para sobrevivência, do ser humano, a indispensável H2O que regula a vida de todas as espécies que vivem da terra. Hoje, Dia Mundial da Água, não temos o que comemorar. Tanto em diversas localidades por todo mundo, especialmente aqui bem pertinho de mim em varias cidades no Sertão Sergipano, pessoas estão sem acesso à água. A situação e desesperadora e a cada ano a calamidade publica só tem aumentado. Aproveitamos para solicitar das autoridades competentes, maior atenção para a sobrevivência no Auto Sertão sergipano. Lá o comercio de carro pipas abastecem Água só para quem tem o poder aquisitivo elevado, comunidades carentes deixaram de comprar alimento para comprar água em reservatórios de comerciantes, outra preocupação por não saber-mos qual a qualidade da água e do armazenamento, uma vez que estamos em pleno combate a epidemia da dengue.



LAMENTOS AO VELHO CHICO


Lá na serra da canastra


Obra prima de Deus,


Àgua pura e cristalina,


Naquela serra nasceu.


Por ordem do criador,


Aquela água desceu,


Cortando prados e velas,


Sertão a fora correu.


Molhando mata e caatinga


E planta que ali nasceu.


Com o nome de um santo O rio foi batizado.


Foi chamado São Francisco,Aquele Rio adorado.


Moradia dos indigentes E caboclos do cerrado.


Canoa,chata e navio, Navegam de lado a lado,Os peixes sustentam o povo,


Naquele sertão amado.


Aquelas águas serenas,Com o tempo caminhando ,Formando vila e cidade,O povo ali chegando.


Só pensando em destruir,A floresta derrubando,Construiram suas casas,Os indios foram matando E o rio envelhecendo.


O progresso foi chegando,Os povos evoluindo.


Aquelas aguas de Deus,Para seus projetos servindo, A maldita mão do homem,O grande rio destruindo,Prendendo as suas águas,Barragens que vão surgindo.


Tudo em nome do progresso,Destruindo um mundo lindo.
Alcino Alves Costa
Postado por luar&estrela às
20:01

A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial das Águas" (DMA).
A comemoração do Dia Mundial da Água traz um alerta: prevê-se que, em 2050, 2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez de recursos hídricos. Dados da ONU mostram que apenas 3% de toda a água terrestre é própria para consumo.
A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.
Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.
Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.
Leia a música de Guilherme Arantes com a mais linda homenagem ao nosso Planeta Água



PLANETA ÁGUA

Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte serena do mundo E que abre um profundo grotão Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertãoÁguas que banham aldeias e matam a sede da população Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão E depois dormem tranqüilas no leito dos lagos, no leito dos lagos Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra, planeta água (2x) Terra, planeta á...gua


PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE


A preocupação como o meio ambiente cada vez mais ganha proporções significativas e o pensamento ecológico instalou uma nova cultura mundial em que o meio ambiente é fator determinante de uma vida com mais qualidade. Para se ter uma idéia, apesar do planeta ter cerca de dois terços só de água, 97% são água do mar, imprópria para se bebida ou aproveitada em processos industriais 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta.
Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra. Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.Fonte: Lorenzetti
Pesquisa em diversos sites
Webdesigner: Lika Dutra



EDUCAÇÃO AMBIENTAL URGENTE!!

AUTORA: ELIAN CRUZ

O FUTURO DO MEIO AMBIENTE E PROBLEMA MEU, SEU E DE TODO MUNDO.
A educação ambiental deve ser trabalhada nas escolas por professores e alunos com indicativos que alertem a todos como preservar o Meio Ambiente e gerar Políticas Públicas para combater a problemática vivida cotidianamente nas comunidade, tais como: reciclagem do Lixo doméstico e industrial, saneamento básico, extinção de espécies, poluição em geral, efeito estufa, biodiversidade, energia nuclear etc. Dessa forma entendemos que devemos fazer ligações emergências dando visibilidade voltada para o futuro das novas gerações. Afinal de contas o Meio Ambiente e meu seu e de todos no mundo. Não adianta o poder público investir em publicidade com panfleto, cartazes, faixa e cartilhas se não procurar as causas da doença para criar indicativos que combatam e cicatrizem de uma vez por todas a enfermidade.
Temos tentado junto a AANAS – Amigas e Amigos da Natureza – Bairro Coroa do Meio, conscientizar as crianças de hoje para educarem seus pais, transferindo uma ideologia e uma ética que conduzam as gerações a um tipo de comportamento menos individualista e mais comprometido com os aspectos sociais e com a percepção do outro e do entorno, inclusive comprometendo-as a serem responsáveis pela continuidade de suportes de vida para as futuras gerações.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL URGENTE! Nas escolas...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A FELICIDADE SEMPRE ESTA AL ALCANCE DE NOSSOS OLHOS

ALCINO ALVES COSTA